Republic P-47 Thunderbolt Sentando a Pua! - A aviação militar brasileira na Segunda Guerra


Os Rivais

North American P-51D Mustang

Ficha

Modelo P-51D
Fabricante North American Aviation
País de origem EUA
Primeiro Vôo Dezembro de 1942 (versão B)
Motor Um Packard V-1650-7 em linha de 1590 hp
Envergadura 11,29 m
Comprimento 9,84 m
Altura 4,10 m
Peso (vazio) 3.230 kg
Peso (máximo) 5.262 kg
Velocidade (máxima) 703 km/h
Teto (operacional) 12.770 m
Razão de Subida 1.060 m / min.
Alcance 1.529 km (sem tanques externos), 3.307 km (com tanques alijáveis)
Armamento seis metralhadoras Browning 12,7 mm (três em cada asa), duas bombas de 227 kg
Quantidade 9.600

Os Rivais do P-47


História

Não seria exagero dizer que o P-51 deve muito ao AT-6 Texan. Foi em 1935, um ano após sua fundação, que a pequena empresa de 72 funcionários chamada de North American Aviation, colocou no ar o AT-6, que logo se tornou um sucesso de vendas com cerca de 20.000 unidades produzidas. Entre as força aéreas que operavam largamente o Texan estava a RAF, que ficara muito impressionada com a qualidade do projeto.

Em 1939, a Comissão Britânica de Compras perguntou a North American se havia possibilidade da fábrica produzir o Curtiss P-40 para a RAF. A resposta foi que a empresa tinha condições de desenvolver um projeto inteiramente novo. Era a oportunidade que a NA estava procurando pois o mercado interno estava saturado. Após uma série de atrasos por conta da Comissão Britânica de Compras, em 29 de maio de 1940 foi assinado um contrato para 320 N.A. 73.

A North American pretendia concluir o projeto em 120 dias mas conseguiu faze-lo em 102. Ainda enfrentou um atraso de 20 dias da entrega do motor Allison V-1710 de 1.150 hp. Em 26 de outubro o primeiro protótipo iniciava seu primeiro vôo. Era um avião de aspecto diferente, com linhas que privilegiavam ao máximo a aerodinâmica, todo construído em metal e com asas com fluxo laminar. O radiador ficava na parte central inferior da fuselagem e havia previsão para grande quantidade de combustível, mais do que qualquer outro caça europeu, o que o tornava maior e mais pesado.

Houve receio que aquilo tornasse o Mustang um avião lento mas, logo no primeiro vôo atingiu 615 km/h, mais rápido que os Spitfire V de então e com o dobro de capacidade de combustível, além de possuir um arsenal de quatro metralhadoras 12,7 mm e mais duas 7,62 mm. Com todas essas qualidades a RAF fez um segundo pedido de 300 unidades e, em 29 de outubro de 1941, os primeiros P-51 chegavam a Liverpool, Inglaterra.

A maior queixa em relação aos Mustangs era o motor Allison que não rendia bem em grandes altitudes, equiparando-se ao P-40 que também o utilizava. Em compensação, a baixa altitude era quase imbatível e foi graças a essa característica que o P-51 tornou-se o primeiro caça britânico a operar dentro do espaço aéreo alemão na Segunda Guerra numa missão em outubro de 42.

Do outro lado do Atlântico, o P-51 também chamou a atenção do Exército Americano. Assim que as primeiras unidades começaram a deixar a linha de montagem, duas foram cedidas à USAAF - o quarto e o décimo aparelhos de série.

Impressionado com os resultados dos testes, o Exército encomendou 150 unidades com quatro canhões de 20 mm, outras 310 designadas P-51A com quatro metralhadoras de 12,7 mm e mais quinhentas armadas com seis metralhadoras de 12,7 mm e duas bombas de 227 kg sendo essa uma versão especializada para bombardeio de mergulho batizada de A-36 Apache mas que posteriormente voltou a ser chamada de Mustang.

Foi na versão "B" que ele passou a usar o motor Rolls-Royce Merlin V-1650-7 e que se tornou padrão entre os Mustangs com 13.600 unidades dentre as 15.586 produzidas. Com a adoção do Merlin no lugar do Allison o problema de desempenho em grandes altidudes foi definitivamente resolvido.

A versão "C" veio com nova nacele no motor e seis metralhadoras, a "D" estreou a capota tipo "bolha" e uma aleta dorsal para resolver um antigo problema de estabilidade direcional, a "K" usou um novo tipo de hélice e a "H", que atingia velocidade máxima de 784 km/h foi o caça mais veloz produzido em série da Segunda Guerra (a excessão dos jatos). Essa versão operou apenas no Pacífico nos últimos meses da guerra em 1945.

A excelência do projeto do P-51 fez com que, ao contrário de seus contemporâneos, mantivesse desenvolvimento ao longo das décadas do pós-guerra, tendo sido largamente usado na Guerra da Coréia (1950 - 1953) e, em 1980, uma variante modernizada chegou a ser seriamente cogitada como avião de ataque leve para a USAF.

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Planta do North American P-51D Mustang

Foto do North American P51D Mustang

Gráficos comparativos [ Velocidade Máx. | Teto operacional | Razão de subida | Alcance | Resumo ]


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